© Paulo Abreu e Lima

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Lua de Abril (... e mais uma perguntinha básica)



Contrariamente ao que se pensa, não é na Lua Cheia que melhor se observa a superfície lunar. É em todas as outras fases (excluindo a Lua Nova). Acontece exactamente o mesmo com quem observa a Terra do céu, apesar das nuvens. A razão é simples: quando o Sol incide em toda a superfície visível, este encontra-se quase no Zénite, ou seja, a pique, e assim praticamente não há sombras reveladoras dos montes, cordilheiras e vales - no caso da Terra - e picos, crateras, abatimentos e outros relevos - no caso da Lua. Por falar em Lua Nova, pergunto: que fase é essa em que não vemos a nossa amiga? Será que nesses dois ou três dias não passa por cima de nós? Será que não é iluminada pelo Sol? Estará escondida pela mão invisível dos mercados?  Hum? Digam o que acham. Sem medos.

11 comentários:

  1. A pergunta parece-me simples demais e, por isso, haverá aqui talvez uma malícia qualquer (para não dizer "rasteira") que deve estar a escapar-me. Seja como for, acho imensa piada a responder, mesmo correndo o risco de dizer um disparate. "Sem medos", pois. Como nos propõe...
    Podia sempre armar-me em "engraçadinha" e dar uma resposta do género: "serão os mercados, sim, que a guardam no mesmo esconderijo - palavras que adoro - para onde foram os trezentos euros que desapareceram do meu ordenado por causa da malfadada crise". Mas este tipo de resposta não tem nada a ver comigo. Por isso respondo a sério: porque na Lua Nova a face iluminada pelo sol não é vista da Terra. Bom, não sei! Mas sei que o Paulo vai explicar... ;)

    Na verdade, como sabe, sou fã desta série das luas de cada mês. E, se tivesse que escolher uma, não seria uma escolha fácil. Mas não tenho. Guardo-as todas, cada uma com o seu encanto. Esta chegou mais cedo do que é costume. Gosto!

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel, não há malícia alguma: a pergunta pode ser básica, mas nem todos têm obrigação de saber.
      De facto, a fase iluminada não é visível da Terra (a chamada face oculta), mas por que razão não se vê a sombra da Lua, com uma certa luminosidade por trás...? Hum? (se os seus trezentos euros só desaparecessem por causa da Lua, seria apenas por dois/três dias, olarica!)
      Esta foi de há dois dias...

      Obrigado, beijinho :)

      Eliminar
  2. Acontece quando ela se encontra entre a Terra e o Sol. Nesta altura, a sua face escura (não iluminada) está virada quase directamente para a Terra, de modo que não é visível a olho nu.
    Mistérios...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena, a denominada face escura (oculta) nunca está virada para a Terra, nunca. Mas, mesmo não estando, nesta fase está completamente iluminada pelo Sol. Portanto, resposta incompleta... :-)) (sinto-me um professor Marcelo orbital)
      Mistérios...

      Eliminar
    2. Tem razão. A face escura nunca está virada para a terra. Apenas está ocultada. Bom, mas o melhor é mesmo perguntar à sua filha mais velha pelos eclipses. Porque esses, para mim, têm um certo poder mágico!

      Eliminar
    3. Tal como lá nos céus, são raros, mas algumas pessoas têm o poder de eclipsar todas as outras e só não dou como exemplo o seu caso, porque já sabe muito bem o que acho. ;)

      Eliminar
  3. TERESA PERALTAabril 04, 2014

    Não sei bem o que se passa com a nossa amiga... Suponho que a mesma se encontre entre a Terra e o Sol. Mas, vou esperar pela explicação. Entretanto, levo esta magnifica imagem, para o local que o Paulo já sabe. Não resisto a tamanha beleza.
    Abraço agradecido pela partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, tal como a Helena e a Teresa dizem, a Lua está alinhada entre a Terra e o Sol. A face oculta, a que nunca é vista da Terra, está completamente iluminada, mas a razão pela qual nunca vimos a sua sombra é pelo facto de nesta fase a Lua e o Sol, estando alinhados, nascem e põem-se ao mesmo tempo, ou seja, de noite já se pôs e de dia a sua sombra é completamente ofuscada pela imensa luz do Sol.
      Muito obrigado, beijinho.

      Eliminar
  4. Fico à espera do Eclipse para ver se os vampiros continuam a brilhar? Não era bem isto, pois não? :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei, vou perguntar à minha filha mais velha :D , embora suspeite que já passaram de "moda" e agora sejam mais mate...
      E não é totalmente descabido, pois só numa Lua nova pode ocorrer um eclipse solar :P
      Beijinho, Hipatia.

      Eliminar
  5. Nota para todos os que me responderam: apraz-me deveras constatar que ninguém pretendeu fazer um "brilharete" consultando o Google. Agradeço as respostas e nunca se esqueçam, nenhuma das minhas perguntas, por mais simples que possam parecer, pretendem ser displicentes ou mesmo despicientes. Muitas também não saberei, mas das que conheço, gosto de partilhar e, se possível, fazer pensar sobre a nossa maior companheira, a Lua. Obrigado.

    ResponderEliminar