© Paulo Abreu e Lima

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Santo homem

Desde que me mudei, vou tomar todos os dias o pequeno-almoço à pastelaria da esquina. Um abatanado e meio croissant misto. Observo os bancários olheirudos de fatos coçados e tailleurs de meia-estação do ano passado. Às vezes surge um grupo de hospedeiras fardadas de vermelho-fúcsia chegadas de Singapura, efusivas e esbeltas de olhos em bico nos pastéis de bacalhau. Volto a casa para responder aos e-mails e saio pelas nove e meia para apanhar o carteiro. Aguardo uma encomenda que ainda não chegou, o meu coração. Receio-o extraviado de mão em mão, ou dilacerado em mãos flagiciosas. É grande e fino, pura filigrana de Viana, concebido de um só fio de liga dura. Aguardo-o de peito aberto e oco. Sem ele sou apenas cérebro e sexo, o que convenhamos, não é de homenzinho. Com ele gostava de casar de novo sob os preceitos duma liturgia, ouvir soar a marcha nupcial, os coros em agudos imberbes, o sermão do pastor cansado e os trechos do novo testamento. Do altar, de olhos raiados, veria a aproximação da noiva, a zoeira dos convidados, a choradeira dos mais novos, o zurzir das beatas e os cliks dos fotógrafos. Não existe nada mais erótico do que enfiar o dedo numa aliança diante da mesa da eucaristia ao nível da cintura à frente do crucifixo. O suave odor de incenso nos genitais já é de santo, de santo homem.

9 comentários:

  1. Só posso dizer, que belo e inspirador... O carteiro não tardará a chegar... Beijinho

    ResponderEliminar
  2. 'Não existe nada mais erótico do que enfiar o dedo numa aliança diante da mesa da eucaristia ao nível da cintura à frente do crucifixo. O suave odor de incenso nos genitais já é de santo, de santo homem.'.... :))

    ResponderEliminar
  3. Se não fosse o que sabes, acharia este texto divino, por falar em igrejas e divindades ( entre outras coisas,também divinas) ... Assim está só esplêndido, o que não me parece nada mau... ;)

    ResponderEliminar
  4. O erotismo religioso toma várias formas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Helena, com tantos posts por aí, veio logo comentar este para me encalacrar... :-)

      Eliminar
  5. Incensar os genitais parece-me assaz estranho! :D Só se for para afastar o Demo das partes pudibundas! :P

    Boa tarde, Paulo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem, sacramentar o corpo com a pessoa certa, a única pessoa.

      Boa tarde, Maria :)

      Eliminar