© Paulo Abreu e Lima

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Como é óbvio, a culpa é delas!

Sabem por acaso por que razão a caça do cachalote ao largo dos Açores foi indústria promissora deste o Séc XVIII?  Por causa delas, claro.

Inicialmente, só se extraia óleo das baleias e este era exportado para toda a europa como combustível para lamparinas  (não havia electricidade, verdade?). Ora, toda a gente sabe o medo que as mulheres têm do escurinho. Depois veio a moda dos vestidos com espartilhos. E de que é que eram feitos os corpetes, conferindo silhuetas que faziam inveja a qualquer Kate Moss? De ossos dos tadinhos. Com a proliferação da electricidade, menos lamparinas; com o fim da Época Vitoriana e da Belle Époque na Primeira Grande Guerra, desapareceu a moda dos corpetes. Mas mantiveram-se os chapéus-de-sol femininos. Com varetas feitas de quê? Dos ossos dos bichinhos. E depois dos Loucos Anos Vinte? Que mais surgiu além das cigarrilhas nas bocas delas? Os batons e os cosméticos... subprodutos de cachalotes! Toda esta pouca vergonha até a década de oitenta, em que a lecitina de soja substituiu os derivados animais. E por falar em soja, onde ainda se come carne (gordura) de baleia? No Japão. Pelas japonesas...!

Nos Açores, a caça do cachalote foi proibida em 1987 e, hoje em dia na Europa, graças a uma moratória, só a Noruega caça baleias. No Extremo Oriente, sob a encapotada cláusula de "Caça Científica", também o Japão o faz. Abusivamente! Salvo estes dois países, nenhum outro o pratica legalmente para fins comerciais. Saliento ainda que os cachalotes não são da família das baleias, mas dos golfinhos - essas criaturas delicadas e inteligentes chacinadas em prol da futilidade do bem-estar feminino.


Bom, depois da chacina, finalmente a Arte. Deasactivadas as baleeiras, começou uma forma muito particular de arte: o scrimshaw. Vocábulo inglês, com origem não identificada,  significa o entalhe através de incisão ou gravação de pigmentação (tinta) em dentes ou ossos que sobraram dos cachalotes. Os melhores museus específicos desta arte única em todo o mundo encontram-se nos Açores. Obras espantosas no detalhe e na criatividade. Para terem uma ideia, um srimshaw num pequeno dente de cachalote é coisa para custar mais de dois mil e quinhentos euros (falamos de peças ocas com dez por cinco centímetros), mas vi mandíbulas enormes de valor incomensurável. Como estas:






Quem quiser saber mais sobre a caça baleeira, a extracção de todos os produtos e subprodutos do cachalote e, basicamente, ler um grande clássico da literatura mundial, sugiro a leitura do romance de Herman Melville, o famoso "Moby Dick". Atenção, não confundir com os desenhos animados. É uma obra para adultos, sobre o Homem, o Animal e a sua coexistência. A exploração do Homem pelo Homem, do Animal pelo Homem e demais ingressões pela filosofia e sociologia.

3 comentários:

  1. Li o Moby Dick e fiz um trabalho bastante profundo sobre o simbolismo nesse romance quando frequentava a FLUL para a cadeira de Lit Norte-americana. Foi uma das cadeiras mais interessantes que tive. Outro livro que dei aos meua slunos e que trata dum tema parecido é : The Old Man and the Sea". Dificil à brava, com termos técnicos sobre pesca inacreditáveis....os alunos detestavam!!

    As fotos são tuas? I mean, as dos cachalotes! Gosto deste novo approach do teu blogue, é mais cultural e ao mesmo tempo dizes mais de ti pp.

    Continua....

    ResponderEliminar
  2. Amiga Virgínia,
    Não fiz whale watching porque só mesmo na Primavera é que se conseguem avistar e observar aqueles grandes e estranhos mamíferos (logo, a foto deve ser da national geographic). Também li "The Old Man and the Sea": adorei...!!!

    Estes posts são uma depuração muito pessoal de tudo aquilo que vi e aprendi nos Açores. Porventura, contêm muita informação, pelo que tentei amenizar a coisa (sem nenhuma pretensão). No caso vertente, óbvio que as mulheres não são as responsáveis pela caça que quase dizimou os cachalotes nos oceanos, mas achei engraçado a quantidade de objectos e produtos que se fizeram para elas. Para ter uma ideia, mais de 140 produtos farmacéuticos advinham exclusivamente do cachalote... coitados dos bichos!
    Bjo Amigo,
    paulo

    ResponderEliminar
  3. ps: Ernest Hemingway era um verdadeiro "lobo do mar".

    ps2: foi feito um filme baseado no livro.

    ResponderEliminar