© Paulo Abreu e Lima

quinta-feira, 15 de março de 2012

desta luz que até cega

[Aos olhos de um incauto europeu do norte, a aproximação à Portela constitui ensaio último. Ante-estreia da felicidade. Aos meus, aquela viragem à direita sobre a ponte garrida do imenso Tejo aviva o cheiro a casa, a peixe grelhado com sabor atlântico, a café curto e robusto com graça africana, a canela do Ceilão e a caril de Damão. A luz de Lisboa é enorme, junta todos os continentes, mas deixou fugir a parte mais alegre e recôndita da alma com quem dela se ausentou.]

Gaivota by Amália Rodrigues on Grooveshark

19 comentários:

  1. Aterrar em Lisboa é sempre mágico :)

    ResponderEliminar
  2. É bonita....mas não me faz saudades.

    Poderia ser ainda mais bela...lembro-me de zonas horrendas por onde passava o autocarro 12 - Calvário, Meia-Laranja, Rua Maria Pia - todos os dias subíamos aquela rua, suja, mal cheirosa e frequentada. Ficou-me na memória. Lisboa é boa para que tem dinheiro e vive numa zona chique, tipo avenidas novas. A maioria - falo pela minha família - vive toda fora da cidade, a mais de 15km do centro.

    Não faço comparações.....mas afirmo que a vida no Porto é bem melhor.Adoro esta cidade.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Lindíssimas imagens!
    (Tiveste sorte que o vidro da janela estava limpo...)
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (Imaginemos que a hospedeira de bordo teve a amabilidade de limpar o vidro lateral do cockpit...)

      Outro Abraço

      Eliminar
  4. Que beleza de fotos e de cidade. Adoro o meu país, amigo!

    ResponderEliminar
  5. E a minha casinha está na foto de baixo!

    ResponderEliminar
  6. As fotos são maravilhosas, Paulo, nada de confusões com a minha apreciação depreciativa da cidade.

    Como todas as cidades grandes, Istambul - lindíssima tb - ou Londres, causa-me um pouco de estranheza, habituada que estou a viver num local habitável e em que tudo fica próximo. Não me encanta o tamanho de Lisboa - fiz distancias de 15km durante 14 anos da minha vida ou mais - e isso é penoso por muito que gostasse da cidade. Há pedacinhos de Lisboa que são únicos, mas no total não me agradaria viver lá. Até o aeroporto é inóspito, a estação do Oriente um caos. Fui lá umas dez vezes em dois anos e as ruas que percorri eram feias, prédios disformes , sem qualquer harmonia, zonas degradadas...só gosto das avenidas novas e pouco mais.

    Quanto aos cheiros, há cidades que cheiram a mar....como o Porto, parece que estamos num navio...adoro o cheiro da maresia pela manhã:)), que tb se sentia no Restelo, onde vivi 20 anos.

    Bjo nortenho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lisboa é constituída por bairros, muitos bairros; de uns gosta-se, de outros não.
      Não vou frisar dicotomias vãs Lisboa-Porto, compreendo e aceito a sua preferência, Amiga Virgínia, pois também ninguém quis comparar nada. Talvez ainda não tenha passado pelos sítios certos, mas também é para isso que cá estamos :)

      Bjo do centro-sul!

      Eliminar
  7. Belíssimas imagens!!
    Amo Portugal e morri de saudades de Lisboa....
    Beijinhos

    Lucia

    ResponderEliminar
  8. Desaguar os olhos por este casario abaixo, neste desmando de luz, fez-me pensar que podíamos e devíamos tracejar mais vezes a nossa cidade.
    É isso que tenciono fazer. Não com esta mestria,(nem o saberia fazer).
    Obrigada Paulo. Por este lavar das pupilas, ao som da nossa Lisboa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Havia algures na zona do Terreiro do Paço, antes do tsunami que sacrificou Lisboa, a Casa dos Contos do Reino. Era lá que desde o Séc. XIII se monitorizava as despesas e as receitas fiscais de todo o Reino e mais tarde todas as entradas de especiarias, ouro e prata que provinham do império. Era ali, ao pé do rio, junto aos navios que chegavam e que partiam e fez desta Lisboa o maior entreposto comercial do mundo. Hoje é o Tribunal de Contas. Uma das coisas mais fascinantes de Lisboa é a História que cada esquina encerra.

      E hoje, Filipa, tenha um dia muito especial.
      Beijinhos,
      Paulo

      Eliminar
  9. Lisboa é saudade, também por isso é tão bom regressar. As fotos estão magníficas!

    (adoro também entrar em Lisboa, via automóvel vinda da margem sul, pela ponte 25 de Abril, à noite:-)

    ResponderEliminar
  10. Uma Santa e feliz Páscoa Paulo.( tinha que ficar num post cheio de lUZ).

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Hoje deu-me para isto!... Recuei no seu blog até Março, que é o meu mês. E agora estou ainda mais certa que, neste caso, a (minha) primeira impressão é a que conta: lugar mais do que merecido no primeiro lugar do top das minhas preferências bloguísticas :))
    Beijinhos
    I. M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Isabel, Março também é o meu mês! Confesso que me foi difícil chegar até aqui (quando aprovei o comentário, não o vi mais), tão longe, mas valeu bem a pena: um elogio é um elogio e vindo de si parece mais porque a considero muito, também.
      Obrigado :)
      Beijinhos

      Eliminar