© Paulo Abreu e Lima

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Quatro tempos no canal

Há mais de uma semana percorrendo ilha a ilha, refastelo-me por fim na Horta, no Faial. Podia ser mauzinho e, depois de tudo o que já vi, afirmar que o melhor desta cidade é a sua vista sobre o Pico. Porém, não estaria só a ser mauzinho. Estaria sobretudo a ser parvinho. O que S. Jorge e o Pico me deram em esplendor e em deslumbrante bruteza, a Horta obsequeia-me merecido remanso. Não que se apresente calminha, muito pelo contrário: enquanto nas outras ilhas não vislumbrei um único semáforo, Faial tem um. Impante, viçoso e a duas cores (verde e vermelho), que isto do amarelo é invenção dos timoratos. Dissipadas as dúvidas, foi a loucura e o bulício na sua plenidão.

As fotos que se seguem da marina para o Pico correspondem a quatro momentos ao longo do dia e aos únicos quatro possíveis boletins meteorológicos: poucas nuvens, algumas nuvens, bastantes nuvens e só nuvens. A temperatura é sempre igual. Vinte e quatro graus.




8 comentários:

  1. Puxa... Nem as nuvens lhe tiram o encanto ... :) Todas, mas ali a segunda, está qualquer coisa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Com o pôr do sol do lado contrário, as nuvens ficam rosadas e em forma anelar. Só mesmo visto, porque em fotografia parece fotomontagem de tão irreal...

      Eliminar
  2. Uma viagem que seduz... tal como as fotos!
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os continentais deveriam poder visitar as suas ilhas. E que me perdoem os madeirenses, pois levam em todos os sentidos uma abada dos açorianos!

      Grande abraço, Manuel.

      Eliminar
  3. Deslumbrantes ao fotos, Paulo, parabéns!
    Não conheço os Açores, infelizmente, mas depois das maravilhosas e bem humoradas crónicas da Helena Sacadura Cabral e das suas magníficas fotos fico ainda com mais vontade de ir. Algum dia será! Continuação de boas férias!
    Beijinho
    Isabel Mouzinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Isabel. Tem de ponderar muito bem uma visita aqui aos Açores, não me canso de descobrir coisas novas, lugares mágicos, encantos perdidos...

      Beijinhos,

      Eliminar
  4. Quem me dera....apetecia-me voar já para as ilhas....

    Ando há tanto tempo para lá ir, mas queria que fosse especial, não uma excursão ou ver a família, que lá tenho.

    Fotos grandiosas como o espírito de quem as tira. Obrigada, pelo menos durante minutos temos a ilusão de que é possível.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, Virgínia, tem de vir. Para quem gosta tanto de Natureza, não deixe escapar o segundo arquipélago mais bonito do mundo, segundo a National Geographic Traveler. Ainda por cima é todo nosso! :)

      Bjs

      Eliminar