© Paulo Abreu e Lima

sexta-feira, 15 de março de 2013

ai a simplicidade de uma pergunta:

Caríssimas mulheres, há mentira maior do que dizer que só são vaidosas para se sentirem bem convosco próprias? Ou que é do feitio? E/ou do género?

Bem me parecia.

28 comentários:

  1. Deve haver mentiras maiores, mas essa é das grandes ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero ver quantas mais assumem o mesmo como tu... ;)

      (Beijinhos, Izzie)

      Eliminar
  2. E as que não são vaidosas como.... eu :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só que a Virgínia é vaidosa! :))

      (Atenção, não estou a menosprezar a vaidade feminina. Entre outras coisas, acho parte integrante de uma certa auto-estima que qualquer mulher saudável deve manter)

      Bjos

      Eliminar
  3. Ó Paulo, qualquer mulher se arranja para si, para os homens e para as outras mulheres. É do manual!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perfeito! E eu aprendi nesse mesmo manual. De forma que é, no mínimo, duvidoso que uma mulher diga que só é vaidosa para si, escondendo as outras duas razões. Mas, pronto, cada uma terá a sua própria agenda... :-))

      Eliminar
    2. Grande post. :) Eu diria o mesmo que a Helena, sempre sábia, e até lhe invertia a ordem. :) Sim, por essa mesma.

      Eliminar
    3. Como assim, Fátima? Primeiro para as outras mulheres...? Hmmmmmmm, também não acredito :)

      Eliminar
    4. Acredite, acredite, seria uma conversa franca, longa, mas não para aqui:) Pode ser que um dia me debruce lá no AE sobre isso. Um pequeno pormenor, apenas, por exemplo. Já reparou que quem cria muitas tendências de moda, às vezes absurdas e horríveis, são "homens que não gostam de mulheres"? E sim as mulheres competem entre si através da aparência. E havia mais pano para mangas. Mas não aqui. :)

      Eliminar
    5. Que competem entre elas, não tenho a menor dúvida, mas tendências absurdas criadas por "homens que não gostam de mulheres" (homossexuais, presumo), não é que já não ouvisse falar, mas é no mínimo... conspirativo :) Bjs

      Eliminar
    6. Hehe, nada de conspiração, apenas tentei dizer (ok, posso não ter sido feliz :)) que há roupas que as mulheres usam que nem sequer agradam ou agradarão muito aos tais homens para quem, segundo o que fomos dizendo aqui, elas se vestem. Percebe? LOL
      Eu ao vivo explicaria melhor :) Isto não dá para mais, torna tudo mais "pesado" e... conspirativo :) :)

      Eliminar
    7. Curiosity killed the cat:

      Fatinha, faça-me um desenho!!! :))

      Eliminar
  4. O sentirmo-nos bem connosco próprias, ou próprios, faz parte da base da nossa identidade. O que isso envolve, em termos de características, é abrangente, mas julgo eu que falas especificamente da aparência física. Não me parece que tenha a ver com género. Com feitio, talvez. Se na sequência entra a visão que a sociedade tem de nós, entrará, claro. Mas parece-me que pode não ser o centro da questão, quando muito, uma parte dela. O assunto dá pano para mangas, mas não me quero alongar. Explico-te melhor, se quiseres, em formato apropriado.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falo especificamente da aparência física. E volto a perguntar: só são vaidosas por/para si próprias...? :)

      Bjos

      Eliminar
    2. Não, não são. Ou melhor, não sou, que não me cabe generalizar. Faz parte da construção da identidade, tal como te disse acima e a nossa identidade é sempre social. Deixa-me colocar-te as coisas de uma forma: Pela minha parte, sou de mim para os outros e nunca o inverso. Sou o centro da minha vaidade, é isso. Percebido?... :)

      Eliminar
    3. Não, nada percebido. Todos nós somos o centro da nossa vaidade, somos o sujeito, certo? Mas a vaidade é um meio, uma mensagem, para chegar a nós próprios e aos outros, ou seja, ao objecto. Dizer que o emissor é simultaneamente o receptor é uma coisa, mas dizer que emissor e receptor são sempre o objecto da mensagem é falso. Para além dele próprio, o emissor ( a vaidosa, neste caso :) ), pretende também chegar ao receptor (aos outros homens e mulheres). Qual dos dois assume maior preponderância é exactamente o ponto que nos pode dizer qual é o perfil e os intentos do sujeito (da vaidosa). Fiz-me entender...? :)

      Eliminar
    4. Não, não fizeste.:)... Explico-me melhor outra vez, até porque o tema me é caro, como já deves de ter percebido. O que acontece muitas vezes, parece-me, é que se usa a palavra abusivamente, eu própria o faço com frequência. O que se apelida, erradamente, de vaidade nossa, é no fundo uma auto estima, um apreço por nós, um cuidado, externo e interno, enquanto pessoas. E por muito que me digam o contrário, acho que pode ser muito pessoal, sim, muito embora não exclua, nunca, a sociedade do processo. É parte envolvida na construção, na recepção e na emissão do que nos edifica. A excessiva valorização, a verdadeira vaidade, será, essa sim, muito mais voltada para o exterior do que para nós mesmos, e quando realmente excessiva, pode até ser patológica, no mínimo limitativa. Pode por exemplo reflectir insegurança e necessidade constante de construção e retribuição, à luz que nos parece ser socialmente aceite, ou uma crença demasiada naquilo que acreditamos ser, sem o sermos realmente. Ambas se encontram a rodos por aí. Na dimensão física, intelectual, e por aí fora... Foi desta? :)

      Eliminar
    5. Vanitas vanitatum et omnia vanitas!

      Podia (podias) escrever um blogue inteiro sobre vaidade. Definir, lucubrar, aclarar. Tudo em vão. Porque a minha pergunta inicial mantém-se. Responde apenas com uma só palavra (sim ou não) a esta variação da mesma pergunta: além de uma miríade de outras razões és ou não vaidosa para agradar os homens? É simples, responde... :)

      Eliminar
    6. As perguntas fechadas nunca foram o meu forte, como já deves ter percebido. Mas ok, posto desta forma, não te posso responder não. Só me resta o sim, portanto.

      ( Foi sacado a ferros, este. Devo dizer-te que tens jeito para a coisa... :)

      Eliminar
  5. Tudo depende do que chamas vaidosa...se é auto-estima é uma coisa , se é desejo de dar nas vistas é outra.

    Só sou vaidosa do que faço, não da minha aparência física, ainda que não menospreze a apreciação dos outros, sobretudo em eventos sociais.

    Mas, os homens, não querem também o apreço feminino?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse em cima, a vaidade faz parte integrante da auto-estima, mas não se esgota aqui.

      Ninguém disse que os homens não agradecem, bem pelo contrário... Pelo menos, na parte que me toca :)

      Bjos

      Eliminar
  6. As mulheres que dizem isso (mas há quem diga isso?) estão obviamente a mentir. A vaidade tem a ver com um lado de auto-estima, sim, porque é bom sentirmo-nos bem connosco e com a nossa imagem, mas também tem a ver (e muito!) com o que queremos mostrar aos outros (todos, embora de diferentes maneiras, digo eu). É que qualquer mulher gosta que olhem para si, gosta de agradar e seduzir, gosta de suscitar desejo. E a vaidade está muito ligada a isso tudo. E é até uma coisa boa, digo eu (talvez porque também tenho a minha boa dose), mas não exclusivamente feminina.
    Conheço, também, muitos homens vaidosos, alguns mesmo muito vaidosos. E gosto disso. Acho que uma certa vaidade faz parte do charme e é inerente. Então se tiverem de quê, até a vaidade um bocadinho exzcessiva eu lhe perdôo... :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos de acordo. À excepção dos homens excessivamente vaidosos. Um homem desses é um espelho auto-reflector com pernas, cruzes! :)

      Beijinho

      Eliminar
    2. O "excessivamente" é sempre dentro de alguma razoabilidade. Nada de "espelho meu, espelho meu..." mas acho piada a homens um bocadinho vaidosos, o que quer que lhe diga?
      E, Paulo, a sua pergunta inicial era só uma provocação para nos pôr a falar, ou ouviu mesmo alguma mulher dizer que só se quer sentir bem consigo? (A pergunta é mais ou menos retórica :)

      Agora calo-me, a sério!
      Beijinhos :))

      Eliminar
    3. Se ouvi uma mulher...? Oiço repetidamente e várias vezes mulheres com essa justificação às suas legítimas vaidades. Nenhuma delas assume que também é vaidosa para os outros (homens e mulheres) - e isto tanto importa que sejam "comprometidas" ou não. "Eu, vaidosa? Sim, sou, mas é para me sentir bem comigo, mais nada..." ou "Eu sou assim, nasceu comigo, gosto de me arrumar...". E sem estar com indiscrições, tudo isto ao mais alto nível intelectual e cultural. Muito poucas assumem que seja também para agradar a terceiros e, principalmente, a estranhos :) ahahah

      Eliminar
  7. Paulo
    A minha avó dizia que quem não gosta de si não sabe gostar dos outros.
    Eu gosto muito de mim e gosto que os outros gostem de mim. Sejam eles homens ou mulheres.
    A aparência física é o "cartão de visita" da forma como nos vemos e como queremos que os outros nos vejam. O resto vem quase sempre depois...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto. O meu pai também costuma dizer que quem não se cuida bem, não estará a ter o devido respeito para com os outros... Eles sabiam umas coisas!

      Beijinhos

      Eliminar