© Paulo Abreu e Lima

domingo, 14 de abril de 2013

O algodão, digo, a flor da cerejeira não engana

 
 
É oficial: chegou a Primavera. E não há forma mais infalível de saber. Não é a chegada das primeiras andorinhas, o aulido macabro dos gatos no cimo dos telhados de Março ou a frondosidade canária das giestas. Podem ser prenúncios, auspícios, promessas, mas não há nada mais certo do que as irrepetíveis duas semanas das cerejeiras em flor branco-neve, em Alcongosta. Fujam as bruxas, os góticos pós-modernos e os fatídicos do chá de hipericão. Chegou a Primavera; um dia, o Verão.
 
 
 
 

15 comentários:

  1. Sempre lá foste....a não perder.

    Fazem-me lembrar as amendoeiras do Algarve, que víamos impreterivelmente em Fevereiro com o meu Pai. As flores são diferentes. Mas ainda mais do que as flores, o que gosto mesmo é das cerejas, que vêm no meu mês, em Junho. A minha mãe contava que foi a primeira coisa que comeu depois de eu ter nascido pelas 4 da tarde!!

    As fotos continuam um espectáculo....quase que se sente o aveludado das pétalas.

    Bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto das amendoeiras em flor, mas as cerejeiras são qualquer coisa... A palavra que me vem é... afrodisíacas. Sério. Entre por um pomar de cerejeiras em flor e verá. :))

      Beijos,

      Eliminar
  2. Não há de facto que enganar: é a Primavera, sim, agora a sério e, como tão infalivelmente, previra já com o "quentinho" e tudo...

    Lindas as (suas) cerejeiras em flor!...
    E todas as manifestações desta magnífica estação. Por mim, é como se ganhasse uma alma nova...

    (Gosto muito de o ver reconciliado com a escrita ;)

    Beijinho Paulo e... uma excelente Primavera!!!

    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "quentinho" até veio, mas o sol se foi outra vez: vi-o em directo, num dos pontos mais altos de Lisboa, pelas 11:00 da noite, quando as nuvens encobriram o pôr-da-lua (sim, sim, a lua põe-se e nasce todos os dias, só que às vezes não se vê porque é durante o dia, ou é lua nova, ou as malvadas a encobrem...).

      Beijinho, Isabel. Boa Primavera! :)

      Eliminar
  3. Caro Paulo
    Que mundo maravilhoso. Estas fotos podiam ter sido tiradas há dias no Japão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena: Great minds!

      Quando as tirei, lembrei-me das espectaculares cerejeiras em flor no Japão. Nos parques sobre relva verde. Só uma diferença: as do Japão são muito mais bonitas e, muitas, são de um fúcsia intenso...

      Eliminar
    2. Sabe? Estão, para sempre, gravadas nos meus olhos, guardadas no meu coração, entranhadas no meu corpo. E todos os anos as relembro, como relembro todas as vezes que as vi, numa época muito feliz da minha vida. Podia ter ficado por lá...

      Eliminar
    3. Pois ainda bem que não ficou. Prefiro-a assim, com esses olhos grandes rasgados. Por lá podiam ter ficado em bico :-)

      Eliminar
  4. Muito embora goste muito do Inverno, confesso, nesta altura já me faz sempre falta a Primavera. Por mim, e a poder, estacionava nela. Nos vinte e poucos, com raios de sol, e era assim quase todo ano. Há, e nada de verão.

    Bonitas fotos, sim senhor... :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo completamente com os vinte e poucos graus, faça chuva ou faça sol, ano todo. Pronto, no Natal gosto daquele frio e sol gelado, mas aqui quem tem caprichos não sou eu, é a Natureza.

      Obrigado, minha senhora... :)

      Bjos,

      Eliminar
  5. Gosto do verão aqui no Porto. Nunca está mais do que 25º - ou é raro - e de vez em quando chove para lavar o ar e deixar tudo mais limpo. Por acaso, penso que neste momento, esta cidade tem o clima ideal, sempre variado e com sol quente, mas nunca atabafante. E tem muito menos vento do que Lisboa, onde me lembro serem as primaveras extremamante ventosas e as noitas muito frescas , mesmo no verão por causa do vento.

    O Outono também é uma das estações que adoro aqui pois há muitas árvores de folha caduca, mesmo nas ruas e avenidas.

    E agora vou buscar os meus diabos ao colégio, que já tenho muitas saudades deles.

    Bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Verão, 25º, e o Porto, e temos de facto uma fantástica combinação. Aqui no Ribatejo, vejo-me a contas com Verão, 40º e Santarém. E isto não tarda nada...

      Eliminar
  6. E não é que quando chego para buscar os meus netos ao Colégio Alemão, deparo com uma árvore espantosa, num dos cantos do pátio da primária, repleta de flores iguaizinhas às das tuas fotos , frondosa, linda porque única ali naquele espaço?

    Perguntei a medo: Isto é uma cerejeira, ao que me responderam: Claro!

    Tirei duas fotos com o meu Ipod, mas sabia que não ia dar, pois deixei-o cair na praia dos ingleses e partiu uma parte do écran. Só dá música na perfeição. Fiquei sem foto para provar, mas ainda lá vou agora um dia destes só para a fotografar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Porto é um jardim de surpresas...
      Uma cerejeira? Tem de nos provar :)

      Eliminar
  7. Pois eu não gosto nada de verão a 20 e poucos graus :) Inverno, hibernava, se possível, mas também não me faz(ia) nada bem, preciso de ar livre como de pão para a boca. Quanto à primavera, linda, e parafraseando ao contrário Tennessee Williams, flores, flores para los vivos. :)

    ResponderEliminar