© Paulo Abreu e Lima

terça-feira, 21 de maio de 2013

Cascatas e cachoeiras portuguesas (v)

Quando se fala em Vila de Rei, vêm-me à memória três factos. Fica a dois quilómetros do marco geodésico de Portugal – grosso modo, fica geograficamente no centro do país, quer em latitude, quer em longitude. Esteve nas parangonas dos media há meia dúzia de anos, quando "recrutou" quinze brasileiros para repovoar a autarquia e combater a interioridade, acabando por se finar num fracasso retumbante – a atractividade de uma região requer mais do que incentivos avulsos (em 2011 voltou à carga, oferendo condições para que 25 alunos vindos de S. Tomé e Príncipe e de Cabo Verde acabassem o secundário na escola da vila). Por último, e sem embargo, o concelho está provido de excelentes equipamentos sociais, proporcionando aquilo a que poderemos denominar de magnífica "qualidade de vida" (e não consta que se encontre sobre-endividado...)
 
A dez minutos situa-se uma simpática aldeiazinha (Milreu) e a dois quilómetros desta uma bonita praia fluvial (finalista das sete melhores do país) e transparentes piscinas naturais. Pela abundância de peixes, preservação de trilhos pedestres e vegetação luxuriante, o local é muito procurado para desportos ao ar livre, como escalada, pesca desportiva, orientação e rapel. Subindo a Ribeira de Codes, encontramos inúmeras quedas de água límpida, cascatas e cachoeiras. De todas as que vi, são sem dúvida as mais seguras e relaxantes, sem contudo terem cedido às mãos do Homem o que é da Natureza. Como passeio, recomendo vivamente.





Cascatas de Penedo Furado, Vila de Rei
 
(uma das muitas piscinas naturais)
 

8 comentários:

  1. Leio, olho e volto a olhar estes seus magníficos posts, Paulo, e divido-me entre o deslumbramento que me faz deter-me, fascinada, diante das suas lindíssimas fotografias e um certo remorso de por excesso de "urbanidade" ter tendência para me dedicar às grandes cidades e assim desconhecer tanto do meu país, no que há nele de mais interior e, se calhar,também mais genuíno.
    Mas, como sempre, fico com o lado bom: o que vou aprendendo por aqui e este deleite para os olhos, que faz tão bem à alma.
    Quanto ao resto, ainda estou a tempo, de ir por aí à descoberta...

    Obrigada por estes bocadinhos de paraíso que nos vai revelando. Pode continuar (por favor...)

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito do nosso país e apesar de sempre ter vivido em grandes cidades, ou talvez por isso, preciso da harmonia e da aparente melancolia do interior. Quanto ao resto, muito obrigado.

      Beijinho :)

      Eliminar
  2. Vila de Rei faz parte da minha experiência de dois anos na Sertã, faz parte da comarca e era como dizes, o centro do país, quase à mesma distância da fronteira norte, como a do sul, leste e oeste. Fui lá com o meu ex- passear ou comer - tinha uma empadão que era famoso - mas nunca ensinei lá. Também nunca vi estas paisagens de sonho pois os nossos passeios eram sempre curtos e o meu marido trabalhava umas 16 horas por dia para pôr a comarca em ordem. Mas ficaram-me na memória os pinhais sem fim e as ribeiras pelo meio.

    Lindíssimas fotos - já começa a ser um lugar comum - é pena não nos podermos teletransportat para os sítios quando olhamos uma foto.

    Obrigada....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não é que encontrei aqui uma parceira de aventuras...? Só há pouco tempo é que descobri o quanto somos parecidos também nisto. No amor à Natureza, às plantas, pedras e água. Uma delícia.

      Beijos,

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Ando. Principalmente pelo arquivo de fotos... :)
      Gostas...?

      Eliminar
  4. Já partilhei estas fotos na minha página do FB. Tem de ser vistas:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Virgínia. Sabe que todas as minhas fotos aparecem no Google Images em primeiro lugar? É só digitar "cascatas portuguesas".

      Bjos,

      Eliminar