© Paulo Abreu e Lima

sábado, 22 de junho de 2013

Verão vago

 
(fotografia diurna de longa exposição, 30 seg.)

Ontem o solstício apareceu-me com o anti-histamínico, numa galra que mais parecia um sedativo para o nervo óptico do que uma reprimenda certa à estúpida da alergia. Vi paisagens estranhas, coisas estranhas, pessoas estranhíssimas. Logo ontem, o meu dia dilecto, detentor de mais de dezasseis horas de luzeiro celeste, onde o hábito antigo de degustar um jantar tardio, devoto à maresia de duas flutes de verde Minho esboroou-se numa penada. E que saudades, senhores, do pirilampear dos vaga-lumes junto aos chorões purpuríferos das dunas ao pé do estrado, do sol laranja a rolar pela linha esticada do horizonte até cair borda fora do mundo plano dos escritos medievais, e até da melga, da mesma parvalhona, que não me larga a orelha sã e irrigada. Logo ontem, no dia certo, não tinha olfacto, paladar ou tacto. As águas do mar não passavam de nuvens de fumos que encobriam seixos verdes e rochedos amarelos e o céu, cor de nada, só me enviava uivos de vento sem cânticos, sem algas nem murmúrios.
 
Hoje, dizem, está diferente, está azul quente e virá clarão lunar, mas o raio do anti-histamínico permanece voraz, varre tudo e diz nada. E, por enquanto, faz-me calar.

8 comentários:

  1. Console-se, meu caro, porque também eu, que costumo jantar no meu terraço nesta noite, a ver a lua preguiçosa, tive a sensação de estar no Outono...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom...! Até porque consta que a Helena adora o Outono :-)

      (Um piropo: vi-a esta semana na TV com um azulão que lhe ficava a matar. Aquilo fazia pendant com a pele, com o cabelo, com o largo sorriso. A donzela - não resisti - está muito bonita! Oh-ho...)

      Eliminar
  2. Ora Paulo, não há dias certos. E por isso o dia certo pode ser hoje, assim o anti-histamínico to permita e outras certezas te acompanhem...

    (um beijo)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei, engano-me muitas vezes e tenho muitas dúvidas. Mas o anto-histamínico permitiu... :)

      Beijo

      Eliminar
  3. Pelo menos, Paulo, nem o "raio do anti-histamínico", nem a "estúpida da alergia" lhe reduzem a vocação poética, ou limitam o bom gosto. ;)
    Quanto ao "dia certo", e como em tantas outras coisas, o facto de não ter começado muito bem não quer dizer que não venha a revelar-se uma agradável surpresa. Vai ver que o Verão (este!) ainda vai ser esplendoroso.

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até porque parece que já começou. Venham então as melgas... :)

      Obrigado e beijinho!

      Eliminar
  4. Como conheço a paisagem da fotografia e a sei bem longe do verde do Minho, não sei se merecias realmente saborear um verde Minho :D

    Mas sem tacto, Paulo? Isso já é demais! Uma pessoa perdoa a um anti-histamínico muita coisa, mas não perder o tacto :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL

      O tacto e o tino, que ventania... :)

      (diz lá então que local é, ó sabichona...)

      Eliminar