© Paulo Abreu e Lima

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Língua morta

O culto do mau feitio pode ser um charme; o da má educação, uma necessidade de reconhecimento; o do "não valho nada", uma chamada de atenção e o do desprezo, uma presunção. Já o culto do "não me chateiem" não passa de uma pífia autocomiseração. Um bocejo sem culto ou cultura alguma.

8 comentários:

  1. Vou contrapor e depois conversaremos: O culto do mau feitio pode ser um charme, sim. O da má educação, ainda que uma necessidade de reconhecimento, nunca passará de isso mesmo, uma vulgar má educação. A chamada de atenção, essa, desde que devidamente cuidada, pode ser uma necessidade tolerável, o desprezo, esse, não gosto, e sim é presunção. O culto do não me chateiem, é que reúne toda a controvérsia da questão. É um direito, pode ser uma necessidade, deve ser usado sempre que haja justificação, eventualmente só por vontade. :)

    ( Desculpa, não resisti...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (Nem tens de resistir, apenas "caiste em tentação" :))

      "não me chateiem" é um direito, certísimo, mas nem todos os direitos são passiveis de culto (uso, dedicação e devoção frequentes). É um daqueles direitos que veicula outras obrigações. Pelo que, mesmo pontualmente, apela à autocomiseração - desgraçadinho de mim, deixem-me em paz e bláblá. O troco deveria ser a solidão forçada, em cela apropriada :))

      Eliminar
  2. E o culto do enfado agressivo? Algumas mulheres usam-no como instrumento de charme com os homens e como argumento do culto do"não me chateies" com as outras mulheres. Ou será uma variação do culto da má educação usado por ambos os géneros para ambos os géneros?

    Luisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa,
      Não destrinçava géneros, mas não enjeito o seu raciocínio. Numa "diva" de qualquer das margens, por exemplo.

      Eliminar
  3. O 'não me chateiem' pode ser uma necessidade/vontade de isolamento. Concordo que não deve ser um culto, mas não vejo que sendo um acto isolado, tenha que ser de autocomiseração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, Maria João, mas aqui só escrevo de "cultos" e este, entre outras coisas, é miserável.

      Eliminar
  4. Não sei muito bem o que são "cultos",como também não sei muito bem o que são "tribos". Talvez porque não seja animal de hábitos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui, "cultos" pretende significar empenho esforçado na criação de uma imagem para consumo externo...

      Eliminar