© Paulo Abreu e Lima

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Bom mas não muito

A sensibilidade masculina foi sempre vista com alguma desconfiança, para não dizer com duplicidade e pesporrência. Por eles e por elas. Fulano pode ser sensível, mas com conta, peso e medida ou, o mesmo é dizer, desde que seja muito macho, não seja picuinhas e não manifeste excessiva fragilidade. Sem embargo, um homem sensível permanece muito valorizado no gineceu enquanto descodificador e bom entendedor do eterno feminino. Contudo, não deixa de se assemelhar a uma espécie de veículo de tracção animal, uma charrette coquette, e jamais a um destino ideal, a uma casa vitoriana. Pode ser por excelência um bom amigo; terá porém de se esforçar muito para parecer um bom amante. Dir-me-ão: nada disso, a sensibilidade num homem tem outro encanto. Dir-vos-ei: sim, tem, na hora da despedida.

10 comentários:

  1. O problema é definir a sensibilidade masculina, que a maior parte das pessoas "julga" que deve ser diferente da feminina. Daí chavões como "um homem não chora" e outros quejandos. É claro que um homem deve chorar se isso lhe for necessário, como o faz qualquer mulher e até outros seres animais.
    Que temos papéis diferentes na sociedade, é um facto. Mas que esses papeis tenham de ter, forçosamente, manifestações distintas, isso eu questiono!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto. Papéis diferentes em manifestações iguais.

      Eliminar
  2. Não. A não ser que isto também fosse verdade:

    A inteligência feminina foi sempre vista com alguma desconfiança, para não dizer com duplicidade e pesporrência. Por eles e por elas. Fulana pode ser inteligente, mas com conta, peso e medida ou, o mesmo é dizer, desde que seja muito gaja, continue a choramingar por ciúmes e não manifeste excessivo bom senso. Sem embargo, uma mulher inteligente permanece muito valorizada entre os homens enquanto descodificadora e boa entendedora do eterno masculino. Contudo, não deixa de se assemelhar a uma espécie de veículo de competição, adversário intimidante, e jamais a um destino ideal, a uma casa vitoriana. Pode ser por excelência uma boa amiga; terá porém de se esforçar muito para parecer uma boa amante. Dir-me-ão: nada disso, a inteligência numa mulher tem outro encanto. Dir-vos-ei: sim, tem, apenas na hora da sedução.

    :-)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. A não ser que esta mistura de paráfrases fosse igualmente verdadeira:

      O sexto sentido masculino foi sempre visto com alguma desconfiança, para não dizer com duplicidade e pesporrência. Por eles e por elas. Fulano pode ser intuitivo, mas com conta, peso e medida ou, o mesmo é dizer, desde que seja normalíssimo, não seja um "fora de série" e não manifeste excessiva perspicácia. Sem embargo, um homem intuitivo permanece muito valorizado no gineceu enquanto descodificador e bom entendedor do eterno feminino. Contudo, não deixa de se assemelhar a uma espécie de automóvel de colecção, algo esquecido, e jamais a um destino ideal, a uma casa vitoriana. Pode ser por excelência um bom amante; terá porém de se esforçar muito para parecer um bom amigo. Dir-me-ão: nada disso, a intuição num homem tem outro encanto. Dir-vos-ei: sim, tem, na hora da nostalgia.

      :-)

      Um pouco, ou muito, dos três textos serão verdadeiros.

      Beijinhos, seja sempre bem-vinda e saiba que, através da CF, passei a conhecer o seu blog do qual sou entusiasta leitor.

      Eliminar
    2. Apetece ficar, indefinidamente, a refazer este texto trocando-lhe as palavras-chave. Já a seguir, como resposta, podia debruçar-me sobre "o raciocínio dedutivo feminino". Mas não saíamos daqui. E parece, de antemão, esse exercício tão fácil de fazer para ambos os sexos, que talvez isto signifique que, afinal, tudo não passa de pré-conceito e lugar-comum. Tão enraizados estão eles nas nossas mentes que sairiam automáticos, de rajada, para produzir um milhão de textos assemelhados entre si. :-)

      Um abraço e obrigada. Também cá passo assiduamente graças à CF.

      Eliminar
    3. Não saíamos. Infelizmente, o cliché, como o preconceito, não deixa de ser apanágio dos timoratos e, com eles, de toda uma sociedade. Com muita pena.

      Então, aqui fica outro abraço.

      (O raciocínio dedutivo feminino é outro mundo. Às vezes, fulminante :-) )

      Eliminar
  3. Há homens com características que apelidaríamos de femininas - conjugam facetas de macho e fêmea - que se tornam extremamente atraentes, precisamente por serem mais sensíveis ou exteriorizarem mais a sua sensibilidade. Não é raro uma mulher estar apaixonada por um homem desses!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade. Então hoje com o fervor ecológico, os híbridos estão muito na moda...

      Eliminar
    2. EU estava a falar a sério.....

      Eliminar
    3. Eu também. A bem do ambiente social, também há mulheres com características que apelidaríamos de masculinas - conjugam facetas de macho e fêmea - que se tornam extremamente atraentes, precisamente por serem mais vigorosas ou exteriorizarem mais a sua força. Não é raro um homem estar apaixonada por uma dessas.

      A aproximação dos géneros, não é mais do que a primazia mais solúvel que há em nós.

      Eliminar