© Paulo Abreu e Lima

quarta-feira, 22 de abril de 2015

ovo escalfado em molho de tomate

Passei o dia a pensar no ovo escalfado com molho de tomate que tinha em casa para comer ao jantar. Foi ao almoço, quando uma dor de cabeça se instalou em mim, foi nos intervalos de escassos minutos, enquanto me restabelecia das vidas que só me pertencem de oito em oito dias, expectantes de que o meu corpo as acolha, as afague, as digira, as viva, as mate, se for caso disso. Nas alturas mais acesas valeu-me Deus, esqueci-me do assunto do ovo e do molho de tomate. Na descida apanho a loja da fruta biológica ainda aberta. Maçã de Alcobaça, Laranja do Algarve, caixas de madeira empilhadas umas nas outras com as mais deliciosas frutas que se possa imaginar. Não sou grande apreciadora de fruta. Não tenho paciência para descascar cascas impertinentes, para espremer sumos magros, para arranjar moranguinhos doces e suculentos, entre outras preparações que não valem o prazer que me dão. Um sacrifício do género para valer a pena tem de me dar algo em troca, como um belo suspiro degustativo, físico, até intelectual. E para além disso o meu tempo é precioso, e dez minutos a descascar um ananás é muito para mim. Em dez minutos posso dar a volta a um estádio, posso fazer uma omeleta com dois ovos, posso comer um chocolate inteiro, posso ouvir uma música que me acalme, posso fazer um filho, posso chorar de amor. Acabei de comer o ovo, fazia-se tarde. Não me soube pela vida, mas soube-me por um boca doce do tempo da minha avó. Não há dia no mundo em que não me lembre dela. 

6 comentários:

  1. Um texto agridoce, CF.
    O meu Pai adorava ovos escalfados em molho de tomate, a que chamávamos sopa alentejana. Eu não apreciava, mas agora adoro sopa de tomate...
    Adoro fruta - graças a Deus - e tenho tempo para descascar tudo, pois não como nada com casca...não posso passar nenhum dia sem comer fruta. E a verdade é que sem doces, nem carbos já desci a glicémia para 114, é quase milagre!!! :). Anime-se, todos precisamos de si.... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou desanimada, Virgínia. Os meus textos são muitas vezes escritos por necessidade de expulsar energias fortes que trago do meu trabalho. Se calhar aparentam desânimo, mas não são mais do que libertação... Obrigada pela sua simpatia... :)
      Um beijinho para si.

      Eliminar
  2. Querida CF, que memórias despertou em mim… É no regaço da minha avó que vive o sol que me continua a aquecer os dias. E era nesse mesmo regaço que ela, sentada no quintal, numa cadeira de madeira de tampo de verga, depositava desveladamente, sobre o avental, como se de uma toalha rendilhada se tratasse, as cascas dos pêssegos sumarentos que descascava para mim. Os seus movimentos precisos e circulares, como a sabedoria, deixavam-me o coração perfumado. Ah, e a minha avó, como boa algarvia que era, fazia os melhores ovos escalfados com molho de tomate do mundo!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Que bom, Misse Smile. As boas memórias são parte da nossa vida, e fazem do presente um lugar melhor. Um pormenor interessante, em pequena, comia muita fruta, a maior parte dela descascada pela minha avó. Como laranjas cortadas às rodelas com açúcar, figos e dióspiros. E continua a ser esta a fruta que mais gosto, muito embora a coma realmente poucas vezes...

      Um beijinho para si... :)

      Eliminar
  3. Explica lá essa de fazeres um filho em 10 minutos. A ministra das finanças pode dar-te como exemplo a seguir :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Explico sim senhor, mas só ao vivo. E se me prometeres deixar a ministra fora do assunto... :)

      Eliminar