© Paulo Abreu e Lima

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Esperança (ii)

 
 
 
 
 
Não é novidade, o ocidente é cruel com os seus velhos. Desacredita-os, são estorvos para as famílias, fontes de problemas incompatíveis com a vida dita "moderna", esquissos de um passado distante. Mas não vou por aí, a incompreensão e a intolerância obnubilam-me a razão, recrudescem-me iras que prefiro não avivar.

Parafraseando Alexander von Humboldt, o grau de civilização de um povo mede-se pela forma como este trata os seus velhos – claro que ele se referia aos animais, mas se por uma causa maior tivesse de escolher, tratava melhor o idoso do que o animal, e me desculpem, vou mais longe: cuidava um nadinha melhor daquele do que dum jovem. Claro que a hierarquização não faz sentido, ninguém diz que gosta mais de um filho do que de outro, embora aqui entremos numa outra falácia. Temos tendência a proteger o mais fraco e ponto. Podemos alegar que o velho já teve uma vida, um passado, que "já viveu o que tinha e pôde viver", enquanto um jovem "tem uma vida pela frente". Verdade, mas quem disse que um idoso já perdeu a esperança? Não perdeu. É alguém que luta sozinho e secretamente pela felicidade, socialmente camuflada pelo pequeno prazer, como os demais, mas exactamente com os mesmos direitos.

Em São Tomé e Príncipe cruzei-me com muitos idosos com aquele sorriso e aquela condescendência de quem "a sabe toda", todos eles merecedores do maior respeito e ajuda da comunidade, credores da sapiência de um povo que os mima e agradece – é da Cultura Africana, dizem.

Pelo ocidente surgem sós, vilipendiados pelas vicissitudes da má-fortuna, da família que lhes foge e da comunidade que lhes fecha os olhos. Curioso, achamo-nos uns sortudos por nascer na Europa, mas morrer por aqui, não será igualmente um risco?

 
 
 

17 comentários:

  1. Pois eu hierarquizo, sim. E racionalmente. Nao pode estar dependente do gostar. Tem a ver com respeito e humildade.

    O que estas fotos, e as do post anterior transmitem, nunca seria possivel na Islandia. Este patrimonio nao existe lá. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entre um animal e uma pessoa não tenho dúvidas quanto à hierarquização, mas entre uma criança e um idoso...? Eu sei o que faria: primeiro este. E, tendo filhos, um dos quais ainda criança, posso dizê-lo com mais propriedade (claro que estas "escolhas" não são de laboratório, mas tenho um respeito imenso pelos mais idosos.

      De facto, não creio que na Islândia encontrasse este "património" tão rico :)
      Beijinho, Maria João.

      Eliminar
    2. Ai! Paulo e lá pelo meu blog há quem não perceba isso da "hierarquização", a propósito do Cecil animal e dos refugiados humanos.
      Tem toda a razão, o doloroso é mesmo ter de "escolher" entre os fracos que são os velhos e as crianças...
      Belíssimas fotos, estas, em que as rugas são verdadeiros símbolos de vida!

      Eliminar
    3. Estive a ler a polémica que se instalou no seu post, Helena. Ambas a situações são lamentáveis mas, por amor da Santa, não destaquem de igual forma a morte de 2000 africanos (só este ano) e a morte de um leão (por mais repugnante que tenha sido). Da mesma forma que um indivíduo está melhor preparado para amar o outro, se gostar primeiro de si próprio, estará certamente mais consciente do direito à vida dos outros seres, se respeitar os seus semelhantes. Mas não: diabolizam o Homem. Quando um animal mata uma criança, dizem logo que aquele não tem culpa - porque inimputável -, mas se o mesmo acarinha uma criança, é porque tem perfeita consciência disso. Sem paciência!
      Obrigado, Helena.

      Eliminar
  2. Fixei-me na luta solitária e secreta pela felicidade. Tão verdade. Como se não tivessem direito a mostrar essa busca que é incessante e é de nós todos, mais ou menos velhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, Luísa, a esperança, como o amor, não tem idade. É um direito dissociado dos anos que cada um tem.

      Eliminar
  3. Talvez por isso se chore tanto os mortos por cá e noutras culturas a morte seja celebrada de outra forma. Como eu costumo dizer, tratem bem e honrem os vivos e as lágrimas são desnecessárias.

    Não conheço muito do mundo, mas tive a sorte (ou o azar, devido a determinadas circunstâncias) de por lá estar um mês e meio em 1991. Quase todos os dias sonho em lá voltar. Mais não seja para substituir as más por boas memórias ☺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais, Anita. Amem os vivos enquanto cá estão, dos mortos fica a memória - para mim, a sua alma.

      Volte, a malária está erradicada e o trauma colonial sarado.

      Eliminar
  4. Sempre tive muito respeito pelos mais velhos - inclusivé colegas de profissão que todos achavam chatos!! Infelizmente não vivi com os meus pais a envelhecer, pouco estive com a minha Mãe quando ela precisava de carinho e sinto remorsos por isso. Não penso que ela tenha estado só, éramos muitos, mas pessoalmente acho que dei sempre mais prioridade aos filhos do que à sogra, talvez porque não gostava dela. Acho que os velhos - e para lá caminho - também têm de se renovar todos os dias e fazer um esforço para não sobrecarregar os filhos.... a vida actual é difícil, o ideal era todos prevermos o que fazer quando estivermos dependentes, pois não podemos contar com os filhos. Na Índia os velhos são preciosos e respeitados....mas aqui, nada sei sobre isso.
    As tuas fotos são eloquentes e as rugas em que a máquina se demora um hino à velhice. Lindas fotos, Paulo, continuas um artista.... bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na Índia os idosos são sinónimo de sabedoria. Que raio de civilização é a nossa que não percebe isso?
      Obrigado, Virgínia...

      Eliminar
  5. Diante de um post destes, da força e da beleza das fotografias, da seriedade do assunto e tudo o que ele envolve, não tenho muitas palavras.
    Na velhice volta-se à fragilidade, mas não é a mesma da infância, porque tudo o que foi aprendido e vivido lhe confere uma nova dimensão. Ter que escolher entre um idoso e uma criança seria sempre um complicadíssimo dilema. Já entre o homem e o animal a questão é, julgo eu, inteiramente diferente. Aí não teria dúvidas...
    Não deixa de ser um post perturbador, apesar da esperança...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não tenho muito a dizer e para algumas pessoas não há mesmo esperança.

      Eliminar
  6. Na maioria das vezes, não é fácil acolher o velho. O velho é uma pessoa, uma vida trilhada, uma escolha feita. Tratá-los é muitas vezes uma prova de amor mas também de esforço, onde a felicidade de que falas tem um lugar difícil de existir. É claro, como sabes, que os acolho com dedicação, carinho e vocação, mas talvez por isso também saiba que o caminho pode ser sinuoso, e pouco complacente com um simples acto de amor... É difícil "amar" na dificuldade, na necessidade, na angústia, na teimosia típica do final da vida. Ou se ama a sério, e nos tornamos menos egocêntricos e mais generosos, ou o "amor" sai a martelo, em forma de terceiros que nos executem as funções, sem que não nasça em nós o terrível peso da culpa... Fiz tudo o que podia, dizem alguns. Por vezes, quase sempre, alguém fez por nós. É o mal da sociedade moderna, é a defesa de quem tem a obrigação, é a vida. Só quando ela é mais simples, só quando não se ambiciona tanto, o Homem se esquece de si e se entrega ao outro. Concluindo, tens razão. :) Na nossa Europa, crescida e evoluída, morremos cada vez mais sós...

    Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que a minha visão é muito mais romântica do que a tua - que já trabalhaste com essa fase etária de perto e ainda trabalhas mas agora menos -, compreendo o que dizes quando afirmas que não é nada fácil, mas um amor às marteladas ou executado por terceiros não impede nem elimina o cuidado e o respeito que sempre tiveste e/ou o sentimento de culpa e remorso dos entes mais próximos. Tanto é assim que já pensaste numa ideia pioneira, pelo menos aqui pelo Ocidente, que é o acompanhamento pré-morte...
      Um beijo... :)

      Eliminar
    2. O olhar de perto dá-nos a realidade e tira-nos, quase obrigatoriamente, o romantismo. Os velhos e a morte são o fim do caminho que conhecemos, são tudo o que não queremos, são a finitude, são o resto do que se sabe que existe. A morte, essa então, é o derradeiro fim... Acompanhar de perto quem envelhece e quem morre, exige de nós um contacto profundo com a vida, deves saber disso, e por paradoxal que pareça. Não há romantismo que resista, não há beleza fácil. Pode haver amor, com respeito e dedicação, mas só resiste o que for genuíno, nada de posturas estudadas, nada de politicamente correcto. É por isto, muito por isto, que muitas vezes não há... A construção quebra com o vento do norte...

      :)

      Eliminar
  7. Este ano estive a um passo de tomar a decisão de ir para lá trabalhar e viver dois anos, na senda da minha irmã médica que se divide entre lá e cá. Mas não é ainda a altura, não quero, contudo, deixar de o fazer, caso ainda vá a tempo. De resto, tenho cá, de quando em quando muitas saudades de África. Felizmente já não é a saudade nostálgica de quem lá nasceu e não voltou. Eu voltei e sofri com o que vi, sobretudo em Angola, onde morre a nossa esperança mais do que renasce. Mas em Moçambique e Cabo Verde senti esta esperança. Em S,Tomé não sei, mas pelo que vejo é também assim.
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Das ex-colónias, Angola é sem dúvida o país mais difícil e hostil. Pela sua dimensão, mais ainda do que Bissau. Moçambique não sei, mas Cabo Verde e São Tomé e Príncipe estão no bom caminho, onde é possível ter esperança...

      Eliminar