© Paulo Abreu e Lima

domingo, 18 de outubro de 2015

o sonho

O meu filho perguntou-me hoje se eu sabia qual era a maior invenção de todos os tempos. Comecei inocentemente a enumerar descobertas cientificas, as que me lembrei, as que fiz esforço para lembrar, as que me pareceram óbvias, as que me surgiam mais ou menos triviais. Tudo errado, tudo tiros ao lado, nenhuma se aproximava da resposta pretendida. Disse-me depois tranquilo que era o sonho e a imaginação. Perante o meu ar estremunhado, ainda matutino, iniciou a sua simples explicação. - É fácil mãe, se tu não tivesses sonhado em ter um filho, eu jamais teria nascido. Se o Homem não imaginasse que seria possível chegar à lua, nunca a teria pisado. Se os médicos não sonhassem com a cura para as doenças, ainda hoje se morreria de gripe. Sorriu-me satisfeito e eu ripostei, - mas isso não é uma invenção, a capacidade de sonho é uma coisa inerente ao ser humano, afirmei. -Pois é mãe, mas para mim o sonho é a maior capacidade de todos os tempos, tudo o resto vem depois, tu é que ainda não pensaste bem nisso...

Talvez porque sonho impossíveis, me esqueço das suas aplicações factuais. "O sonho comanda a vida", diz o poeta, e se até as crianças lá chegam, não deveríamos nunca enveredar por outras espécies de considerações falaciosas, sem ponta de significado. 
 

4 comentários:

  1. Faz-me lembra uma aula em que perguntei aos meus alunos qual a invenção mais sensacional da História e um dos alunos respondeu cândidamente: o piano.

    Hoje é pianista....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Não me incomoda nada que o meu filho seja um eterno sonhador...

      Um beijinho Virgínia.

      Eliminar
  2. Fantástico esse filho!
    ~CC~

    ResponderEliminar