© Paulo Abreu e Lima

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Uma honra

Nunca tinha entrado em círculos fechados de fotografia via internet. Há três meses decidi entrar e participar num com muitos milhares de participantes – uns amadores como eu e outros autênticos profissionais com provas dadas e fazendo desta arte a sua profissão. Publiquei ao longo destes poucos meses umas sete fotos no máximo (pode-se publicar uma por dia). Qual prova cega de vinhos, não conhecia nenhum deles, nem algum deles me conhecia, logo, o cenário perfeito para uma avaliação isenta de lobbies ou grupos de amigos e conhecidos. Há dias soube, ganhei o Troféu 2015. Uma honra.


11 comentários:

  1. É, de facto, uma honra, mas uma honra bem merecida. Parabéns!
    Baudrillard dizia que a fotografia fixa o fim do real ao fazer desaparecer o espaço e o tempo. Não sei explicar, mas quando vejo as suas fotos, sinto o peso do real, como se fizesse parte dele. Algumas, são absolutamente esmagadoras.

    Despeço-me com uma vénia ao seu olhar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, o que se pretende com a fotografia é transmitir a essência (o fim do real), muitas vezes muito pouco capaz com palavras. Por trás de uma boa foto há sempre uma emoção.

      Muito obrigado :)

      Eliminar
  2. Não me surpreende. As suas fotografias (acho que já lho disse) têm alma. E não me diga que todas têm, porque e eu discordo.
    Muitos parabéns! É merecido, claro que sim. E ainda que eles não sejam um fim em si mesmos, sabem sempre bem, esses troféus e o reconhcimento inerente.

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabem especialmente bem porque não faço disso o meu sustento, porquanto nunca serão um fim em si mesmos.

      Muito obrigado, Isabel,
      beijinho :)

      Eliminar
  3. Paulo
    Sempre me custou ienso ser fotografada. É um drama já conhecido como conhecido é que entro em estúdio sem passar pela maquilhagem ou pelo cabeleireiro. Porquê? Porque a fotografia é um "momento suspenso da vida" e iso me dá uma sensação de desintegração.
    Mas as suas fotos não são momentos suspensos de vida. São vida. E o prémio recebido é uma justíssima homenagem à forma como, através da lente da máquina, o Paulo olha o mundo que o rodeia.
    De um certo modo, as suas fotos conseguiram pacificar a minha relação com essa arte.
    Por isso lhe disse muitas vezes que me surpreendia que ela não fosse, também, uma sua segunda profissão.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que "fechou a loja", mas um dia ainda a convenço a publicar um livro (de papel selecto) ilustrado por mim e escrito por si :-)

      Muito obrigado, abraço!

      Eliminar
    2. Olhe que não duvido que seria bem original juntar a minha visão àquela que havia sido a sua. Descobririamos, seguramente, um novo mundo!
      Bjo

      Eliminar
  4. Muito merecido... :) Deixa-me feliz...

    ResponderEliminar
  5. Também eu lhe faço uma vénia, das grandes.
    E mais não digo, que o silêncio, aqui, assenta muito bem :-)
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, "mãe preocupada". E acredite que também invejo quem não mergulha, não experimenta e se conforta. Eu mergulho todos os dias, nada a fazer, é da minha natureza ;)
      Abraço.

      Eliminar