© Paulo Abreu e Lima

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Lua de Agosto (... e uma perguntinha sabeísta)

[Só um maluco como eu vem aqui colocar uma Lua a esta hora do dia neste mês, adiante...]
 

Todos nós reparamos que à medida em que o mês avança a Lua aparece-nos com as suas diferentes fases. Contudo, é à noite que mais nos detemos a olhá-la. Sabemos, por exemplo, que a sua forma varia com a face iluminada pelo Sol, que a zona em que não a vemos está lá, igualzinha, mas não alumiada. É a chamada noite lunar. Durante o dia, na Terra, ligamos mais ao Sol, a nossa fonte de Vida. A Lua passa para plano secundário, e de vez em quando lá a vemos e perguntamos o que ela estará a fazer. 'Tadinha. Por acaso sabeis que o tempo que passa por nós durante o dia é idêntico ao que nos percorre durante a noite? Ah, pois é. Então passemos à perguntinha: nesta Lua crescente o que vedes do lado esquerdo (mesmo à esquerda das crateras mais visíveis)? O imenso azul do Céu. Ora, bolas, e onde está o resto da Lua? Imagineis que sois Cupido e quereis acertar nEla, para onde apontam? Para a parte branca - ninguém atira setinhas para o azul do Céu infinito, certo? Volto a perguntar: onde está a parte esquerda dEla, então? Afinal, só vemos azul infinito... Se fossem tão malucos como eu, arriscariam por certo uma bela resposta.
ps: Foi excessivamente  publicitada a super Lua deste mês. Não acrediteis em super coisas, foi apenas um perigeu mais próximo. E, sobretudo, não sucumbam a fotomontagens. Pronto, era só mais isso.

4 comentários:

  1. O sabeísmo não é especialidade minha; prefiro olhar a Lua, simplesmente, e deixar-me enfeitiçar pelo mistério que lhe está associado.
    Mas, ainda assim, não resisto a arriscar uma resposta, por mais parva e descabida que seja: O resto da Lua está lá; nós é que não o conseguimos ver. E isto parece-me tão óbvio, que a resposta não deve ser esta de certeza. :\
    Se eu fosse Cupido e quisesse acertar nEla, com a pontaria que tenho, mais valia atirar as setinhas para o azul infinito, porque assim teria certamente mais
    hipóteses de a atingir.
    E depois, o azul infinito é também muitíssimo apelativo, com tudo o que oculta e revela (Como as pessoas. Ou mais ou menos...)

    ps: não sucumbo a fotomontagens, não. Mas já esta série das Luas, da qual sou assumidamente fã, deixa às vezes que o tempo se suspenda e se demore, em deslumbramento.
    E gosto de todas. Sem excepções. ;)

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes nem tudo o que é demasiado óbvio é dito: a resposta está certíssima. Mas volto a perguntar: porque será que vemos no seu lugar o Céu de um azul infinito...?

      Muito obrigado, Isabel, a sério.
      Beijinho :)

      Eliminar
  2. TERESA PERALTAagosto 21, 2014

    Mais um mês lunar. Obrigada Paulo!. Tenho muita pena porque não sei a razão do lado esquerdo da Lua em azul infinito. Pode explicar?
    A Lua diurna é sempre muito mais difícil...
    Beijinho ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com toda a humildade, lhe digo, Teresa: não sei. Mas prometo aprender muito em breve.
      Beijinho, Teresa ;)

      Eliminar