© Paulo Abreu e Lima

terça-feira, 12 de junho de 2012

Euro 2012 (ii)

Miguel Sousa Tavares é um excelente entrevistador. Provido de aguda perspicácia e de ágil visão raios X, leva ao desespero, quase à forca, qualquer político que lhe pie mais fino. Em boa verdade, ele e Margarida Marante foram "os" entrevistadores nas idas décadas de 80 e 90. Mais tarde, depois de umas incursões pelo Sahara, reaparece com um dos mais vendidos best-sellers portugueses de sempre, Equador. E depois com Rio das Flores. Livros injustamente esmiuçados e injuriados pelo monóculo clínico de Vasco Pulido Valente – que vindicava grosseiras imprecisões históricas, sem polimento algum.

Como comentador, MST é de segunda linha e de segunda água. O seu ar blasé condiz na perfeição com a sua impreparação sobre os mais díspares temas e factos. Ontem, na SIC, apelidou mais uma vez, todos aqueles que apoiam a selecção de "patrioteiros", explicando que não se deve sofrer de tais afrontamentos… Ora, eu até concordo. Ir longe no Euro em nada contribui para nos mantermos na zona euro; o futebol não passa de uma sucessão de jogos e não será este o verdadeiro campeonato que Portugal terá de ganhar. Só não entendo tê-lo já visto de olhos lacrimejantes e vidrados, pálpebras inchadas pesadas e beiços caídos, todas as segundas de manhã, por cada vez que o FêQuêPê num ganhaba no Dragon

10 comentários:

  1. Assino de cruz.

    Concordo em absoluto e o retrato está perfeito. Até a pronuncia está irresistível.

    Acho que MST perdeu muitas qualidades, falta-lhe acutilância, ganhou demasiado peso (!). Acontece nas melhores familias:). Para mim foi sempre a tal esquerda de sofá e charutos, um pouco mais inteligente que a maioria.
    Bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hmmmm, olho a sua cruz algo desconfiado... Virgínia Amiga, eu escrevi do Seu FCP! :))

      Eliminar
  2. :):) Gosto do MST. Especialmente em crónica e como dizes, em entrevistador. Não o acho grande coisa em debates e afinidades. Gostei do Equador, mas não apreciei o Rio das Flores, pareceu-me maçudo, enfim, ou era eu que não estava predisposta. De resto, e novamente quanto ao Equador, acho que o apreciei tanto porque não o imaginava a escrever um livro do género...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla, o Equador foi tido e achado como literatura light. Tal como tu, eu gostei bastante - escrita escorreita, directa, sem pretensões. Agora, quanto às opiniões de MST são, digamos, muito voláteis... :)

      Eliminar
  3. Li o Equador de fio a pavio e interessou-me como qualquer outro bestseller, de que se gosta , mas que não se acha o livro do século!

    Quanto ao FCP, uma coisa é ser adepta, outra é ser fanática, como ele é. Mas tenho uma pergunta: quando é que o FCP perde no Dragoooom? NUNCA!!!:))

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poucas. E até me referia mais ao velho Estádio das Antas.
      Mas hoje também não me apetece falar dos benefícios da fruta em geral e do café com leite em particular :))

      Bjs!

      Eliminar
  4. O homem e as suas contradições...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou de como o fanatismo nos tolva a visão...

      (Vá lá, ontem estava mais calminho)

      Eliminar
  5. Ah, ah, ah!!

    Mas todos os endocrinologistas aconselham a comer muita fruta e vegetais.

    O FCP é imbatível em muitos outros lados, onde a fruta é importada e há câmaras de vídeo por todo o lado.

    OK, agora estamos a falar da selecção. Quem marcou ontem 2 golos? Postiga. ex- FCP; Varela do FCP e Pepe- ex-FCP. Tá visto....com fruta ou sm ela:)))

    ResponderEliminar