© Paulo Abreu e Lima

domingo, 28 de julho de 2013

na dúvida


Confiar não é acreditar. Posso confiar o meu automóvel a alguém com o mesmo à-vontade com que não acredito tratar-se do melhor condutor do mundo. Nem sequer do mais cauteloso. Apenas sei, acredito, que fará o seu melhor para mo devolver intacto, lavado e, por gentileza, com o depósito atestado. Confiança não é a característica mais evoluída na escala de uma relação. É, com certeza, necessária, mas nunca suficiente. A determinada altura, dá lugar a outra, bem mais adaptada a todo o meio afectivo envolvente: à crença. Enquanto a confiança encontra lastro no elevado grau de probabilidade de alguém não falhar, não decepcionar, não a romper; acreditar acarreia bem mais precisão e convicção de que o outro fará sempre o seu melhor. Prefiro muito mais um prometedor acredito em ti, do que um chantagista confio em ti. Confiar apenas responsabiliza, e até pode intrometer desajustes estranhos e subsequentes culpabilidades sendo, por natureza, sobranceiro ao nomear quem confia em quem, subalternizando o objecto por magnânima confiança. Acreditar não só responsabiliza como valoriza ao mais alto nível. Há uma aposta, larga e quase cega, de alguém muito especial convicta em mim. Um toque de esperança que deveria caber sempre em sorte a cada um de nós ao longo do tempo. Depois, numa sociedade em que as confianças lavram-se por deprimentes contratos, cujos cumprimentos são dirimidos ao milímetro, haverá dádiva mais preciosa e quente do que um benfazejo e simples Acreditar? Não, não há nada mais nobre.

14 comentários:

  1. Sem dúvida. :) Prefiro o acreditar, pelas razões que tão bem explicou. É muito mais inspirador. Bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito mais dado, não é Fátima...?

      Boa semana :)

      Eliminar
  2. Pois ... mas é por isso que muitas vezes me dizem "A Maria João ainda acredita no Pai Natal".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois faz muito bem em acreditar, Maria João. Até porque, no fundo, todos nós acreditamos em alguma coisa. Com o Pai Natal não seria diferente... :)

      Eliminar
  3. Não sei Paulo.
    Acredito em Deus.
    Mas dificilmente acredito no ser humano, porque sei que ele se transforma e aquele que eu conheço hoje pode ser diferente daquele que ele será amanhã. Assim, só posso confiar que ele me não desiludirá. O que não quer dizer que acredite que assim será...
    Prefiro a confiança à crença. Mas isto sou eu que "viro frangos há muitos anos" e acreditei que os homens podiam ser deuses. Não podem. É nisso que reside o seu encanto e, sobretudo, o valor da minha confiança!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, Helena, não deixa de haver uma certa sobranceria na "confiança", um ente activo (o que confia) e outro passivo (onde foi depositada confiança). Não há dádiva alguma, apenas troca e favor. Acreditar é mais Humano. Porque humilde.

      (também já virei alguns frangos :-))

      Eliminar
    2. Se há sobranceria ela vem da força imensa de quem confia e representa uma dádiva enorme àquele em quem depositamos a nossa confiança.
      Aliás, considero que ambos os entes são activos. O que entrega e o que recebe, porque um não quer desiludir e o outro não quer ser desiludido!
      Finalmente, a humildade é, muitas vezes, uma forma de sobranceria. Sonsa!

      Eliminar
    3. Percebo o que quer dizer, Helena. Digamos que "acreditar em alguém" é passar um cheque em branco e "confiar em alguém" é colocar um determinado valor. De qualquer forma o emitente é quem paga para ver... enfim, não sairíamos daqui, mas também concordo consigo. Quanto à humildade, quis referir-me mais à bondade cega do acto. Mas com sal :-)

      Eliminar
  4. Para mim, tal como para ti, são totalmente distintas. Uma, a confiança, deposita o ónus em nós. É uma construção nossa, provavelmente fundamentada, mas nossa. A outra, a crença, centra-se no outro e nas suas capacidades de resposta e desempenho. São um caminho claro, e é impossível chegar a uma sem passar pela outra. Iria até mais longe, dizendo que a segunda só nasce quando já saímos de nós e nos estendemos ao outro como parte integrante de uma perfeição dual. Se é arriscada? Sem dúvida. O outro falha como nós falhamos e como falham as dualidades. Mas ainda assim é de uma validade primordial, importante o suficiente para que tudo se construa enquanto se acredita.

    ResponderEliminar
  5. Confesso, Paulo, que nunca tinha pensado nesta diferença e, por isso, fiquei algum tempo a pensar nela. No fundo as duas coisas acabam por relacionar-se, mas acreditar será uma coisa mais "cega", sim. Concordo completamente com isto: "Acreditar não só responsabiliza como valoriza ao mais alto nível. Há uma aposta, larga e quase cega..."

    E depois, Paulo, mesmo quem já vai estando habituado à sua brilhante "maîtrise" das palavras, consegue ainda surpreender-se. Gostei muito, mesmo muito, deste post!...

    Beijinho :)

    (E aqui, fácil, muito fácil: é o Rossio, sem nenhuma dúvida! :P )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó, Isabel, muito obrigado. Principalmente quando são surpresas agradáveis!

      Beijinho :)

      (Check!)

      Eliminar
  6. http://youtu.be/035FUgVlnyY, lembrei-me deste "É preciso acreditar"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bonito este seu Acreditar, Filipa.

      (tenho tanta pena que não seja mais assídua no seu blogue... mas compreendo)

      Beijinhos!

      Eliminar