© Paulo Abreu e Lima

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Obviamente, os bebés vêm de Paris


Hymne à l'amour by Edith Piaf on Grooveshark

Todas as minhas anteriores estadas em Paris resumiam-se a dois, três, dias com a agenda cheia de reuniões de trabalho. Aeroporto, táxi, hotel, táxi, escritório, restaurante, hotel. De relance, via alguns ícones da cidade, uns porteiros, umas meninas impecavelmente magras das lojas mais finas e muitas frases de circunstância. Desta vez, quis viver as ruas, os jardins, os museus, o metro e as pessoas. Beber uma cerveja belga bem gelada ao fim da tarde quente de Agosto e percorrer avenidas, praças e escadas a pé. Breve chegamos ao cliché: depois de Veneza, Paris é a cidade mais romântica do mundo. Por cada recanto, junto ao Sena, surge um casal eternamente enamorado; por cada monumento, despontam grupos de amigos de sorrisos largos carregando ipads pejados de gigabytes de fotos; por cada jardim, famílias inteiras felizes deitadas na relva ao sol. Procuram tudo o que por certo têm direito com toda a certeza que Paris, solícita, lhes oferecerá. Em matéria de prazer e deleite, o ponto de equilíbrio entre procura e oferta é contínuo e permanente. Em matéria de romantismo, pleno.




A enxurrada de turistas nesta altura do ano não assusta, só assoma mais encanto. E, não sendo o caso, se alguém mais incauto se sentir sozinho, não receie, deixe-se ficar. Há sempre uma Scarlett mais próxima que nos fixa e vem procurar…

 

15 comentários:

  1. Que belas fotos, Paulo! Voto na primeira, claro :)Conheço mal Paris, apenas estive lá 4 dias, mas concordo com o que diz... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Modéstia à parte, até porque uma bela imagem existe sempre sem máquina que a capture, tenho fotos lindíssimas das gentes parisienses em que o pulsar desta cidade ímpar não será alheio.

      Beijinhos e obrigado, Fátima.

      Eliminar
  2. Em palavras, em imagens, em canções, sigo encantada esta sua vivência de Paris. Não esperava outra coisa! Sim, sou suspeita, eu sei. Duplamente, de resto. Porque tenho uma paixão desmesurada por Paris e porque há nos seus posts uma sensibilidade própria, com a qual me identifico e que consigo entender, mesmo quando discordamos.
    Nunca estive em Veneza, mas o romantismo de Paris é inexcedível, digo eu. E concordo completamente consigo: muito mais que a Torre Eiffel e o Museu do Louvre, ou para além deles, Paris são as pessoas e o movimento das ruas, o entardecer no Jardim du Luxembourg e o sol a brilhar sobre os telhados, a tranquilidade do rio ou o sabor de un "apéro".
    E já que estamos numa de Piaf, a propósito da "enxurrada de turistas" de que fala, lembrei-me de "La foule": "Je revois la ville en fête et en délire suffoquant sous le soleil et sous la joie (...) emportés par la foule qui nous traîne, nous entraîne, écrasés l'un contre l'autre, nous ne formons qu'un seul corps..."
    Muito bom, Paulo! Mais, mais... (por favor)

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel,

      Também lembrei-me dessa da Piaf (La foule), mas fui mais pelo enamoramento que a própria cidade nos proporciona. Falarei sobre os jardins e miradouros, entre muitas outras coisas...

      Um beijinho e obrigado :)

      Eliminar
  3. Paris... Paris... Oh la la ♥
    Que bonita música ☺ obrigada
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Bom, Paulo, Paris é romantica, como Veneza, Lisboa, Bruges, Dublin ou Boston no mês de Agosto.

    Conheci Paris com 16 anos e já nessa altura havia beijos nos autocarros e metros....o que era proibido cá em Portugal. O que não quer dizer que não fôssemos românticos ( nas nossas casas e às escondidas dos pais).

    Beijos há-os em todo o lado. Fotografe Roma, Trafalgar Square, mesmo Madrid.´

    Paria é uma cidade arquitectonicamente perfeita, harmónica, com bom gosto...que deixa a milhas de distância Lisboa ou Londres ou Barcelona ou outra...é uma cidade fantástica quando se tem dinheiro para gastar ( condição sine qua non)....

    ResponderEliminar

  5. E a Scarlett fixou e ... foi fotografada! ;)

    Sempre que ouço falar de Paris penso, "- um dia tenho que lá voltar!".
    Quando lá estive não vi nada, não senti nada ...
    Paris não faz essas maravilhas sozinha, pois não?!
    Dá-nos essa oportunidade que em determinadas circunstancias nao sabemos ( ou não conseguimos! ) aproveitar.
    Ainda bem que o Paulo vê e sente Paris!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João,

      Paris pode fazer magias sozinha, sim, basta que estejamos abertos à entrega e à Vida (leia o conselho sábio da Helena mais em baixo).

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Belas fotos, em particular pelo que está para além delas...
    Maria João pode crer que Paris faz maravilhas mesmo estando sozinha. Mas é preciso não ter pena de ter ido só. Se puder vá no avião das 8 da manhã e deixe logo o hotel para almoçar numa daquela imensas esplanadas dos Campos Elísios. Fique lá até se sentir com vontade de caminhar. Depois, bom depois, é deixar-se ir ao sabor do vento, sem destino fixado por roteiro turístico. Os jardins e as catedrais enchem a alma e dão para uma primeira visita. Deixe os museus para a segunda. Acredite que ficará encantada!
    Paulo tem que voltar aí, um dia pelo Natal. É uma orgia divina!
    Abreijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem é preciso, mas confirmo! Pelo Natal é ainda mais especial...
      A mim, só me falta Paris no Outono. Mas imagino a magia das Tuileries ou do Luxembourg carregadinhos de folhas douradas... ;)

      Eliminar
    2. Muito obrigado, Helena.

      Embora sem muito tempo, também já passei por uma quadra natalícia por aqui: o calor das luzes e a alegria das pessoas derretiam a neve...

      Beijinhos, Helena.

      Eliminar
    3. Obrigada Helena. Talvez um dia o faça ...

      Eliminar
  7. Há quem fique agarrada à velha Albion ou ao reduto lusitano, esquecendo a beleza de França, (Bretanha, Provence, Normandia, Paris, Alsácia... tanta coisa) mas provavelmente apenas por um misto de deformação profissional com arrogância e tacanhez.
    Obrigado por este cheirinho de francofonia e de alargar de fronteiras! E falta falar dos saldos do Gibert Jeune!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gibert Jeune está sempre com saldos, mas não me demorei muito por lá.

      Se fosse possível, acho que toda a gente deveria conhecer e viajar todo o mundo. Faria parte da Escola...

      Eliminar