© Paulo Abreu e Lima

domingo, 8 de junho de 2014

Ilusão não




Diz-se que a ilusão cerca os mais novos. Diz-se então que é salutar, punge a criatividade e alberga a relatividade dos nomes e dos números. Nada mais inexacto. Nem se confina aos mais jovens, nem instiga a criação. A ilusão não passa de um estado alternativo de consciência velada, onde não reside idade e aonde todas as designações e unidades são momentaneamente absolutas. É opcional porque se recria a si própria; consciente, porque decorre de uma escolha; encoberta, porque omite a proveniência da sua índole. Assim, não passa mesmo de um desejo omisso aos olhos de terceiros, embora presciente que, uma vez raiada pelo Sol e soprada pelo vento, mais minuto menos segundo, rebenta como uma bolha de sabão. Diz-se que é coisa dos mais novos, pois claro, aos medrados lhes é muito mais difícil perscrutar e concluir que não. 

4 comentários:

  1. A ilusão, coisa dos mais novos?! Esses não se perdem com ilusões. Ou agarram a sua realidade ou agarram a dos outros.
    Não são os filhos que têm ilusões. Estes têm sonhos.
    São os pais que têm ilusões. E o problema é que com o aumentar da idade, também estas aumentam...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clap clap clap! Muito bem!

      (Honrosa excepção para pessoas como a Helena, em que o desassombro e o elevado discernimento não se conjugam com bolhas de sabão...)

      Eliminar
  2. Nunca tinha pensado nisto a fundo, mas gosto muito da maneira como o formula. Gosto, em particular, da imagem da bolha de sabão que rebenta associada à ilusão.
    Lembrei-me de uma canção: "... mas a ilusão, quando se desfaz, dói no coração de quem sonhou, sonhou demais...". A ilusão tem uma carga semântica negativa por estar associada a um engano. Já o sonho, pelo contrário, tem uma carga positiva, porque "comanda a vida" e empurra-nos para a frente.
    Mas acho que preciso de pensar nisto um pouco mais e melhor...

    Linda, a fotografia!.. ;)

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei o que comanda mais a vida, se o sonho, se a ilusão... A grande diferença entre os dois é que esta emerge como um sonho alegadamente (detesto a palavra) realizado e aquele pode, sim, empurrar para a ilusão.

      Obrigado, beijinho :)

      Eliminar