© Paulo Abreu e Lima

segunda-feira, 7 de julho de 2014

a crítica

Critico severamente a questão da crítica, vejam bem. O juízo de valor é uma tomada de posição concreta que não deixa margem para a aceitação de outro ponto de vista que não seja o nosso: nada mais errado, nada mais frequente. É simples, mas até parece não ser. Usamos e abusamos da impugnação com palavras brandas e impomos perspectivas, dizemos em entrelinhas arrumadas que não era assim que deveria acontecer, expomos com traços de quietude e com gestos doces uma calma que haveria de existir, uma serenidade que deveria de permanecer, uma postura exacta e precisa, a chave do sucesso, a demanda da existência humana. Fico sempre meia aturdida com a frequente ignorância neste campo. Com as pessoas que se julgam sapientes e por conseguinte omnipresentes e omnipotentes, sendo portanto, claro está, conhecedoras de estados alheios quase tanto como das próprias mãos. Lamento sempre desiludi-las, mas vejo-me obrigada a isso. Uso ser parca em palavras, poucas são o quanto me basta: a crítica construtiva pode existir, mas não é sempre; às vezes, muitas vezes, o que é realmente necessário é o acolhimento do que se sente, quer seja certo, errado, vergonhoso ou condenável. Ninguém manda em sentimentos, e a única diferença, em efeito e consequência, é a partilha ou a solidão. E a grandeza do interlocutor, claro, que bem vistas as coisas só sabe de si, e quando muito tem uma (boa) intenção.

4 comentários:

  1. Tão verdade e tão dificil!!! Só me permito a abrir uma ressalva : bem vistas as coisas, muitas vezes, o interlocutor nem de si sabe!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão verdade também isso que diz Maria João... Sabe, em muitas situações de terapia, somos quase proibidos de catalogar. O dar nome aos sentires é necessário e podemos ajudar nisso, se for o caso. Mas deveremos sempre evitar julgar, nem que seja por palavras brandas. Um simples e supostamente apaziguador " tenha calma" pode ser sentido como um julgamento. Quem somos nós para indicá-la, se for preciso não tê-la??

      Um beijinho para si. :)

      Eliminar
  2. Sem dúvida, é fácil criticar. Tão cómodo e tão hipócrita, tantas vezes. O difícil é pensar, fazer e, em uútima instância, ser.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respeitar diferenças é do caraças. Sermos donos do mundo é uma ambição demasiado abrangente...

      Eliminar