© Paulo Abreu e Lima

terça-feira, 1 de julho de 2014

amigos

Estou para os meus amigos quando eles precisam de mim. Estou se me solicitam, claro, posso andar distraída, ocupada, ou simplesmente submersa, sem dar fé da precisão. Estou quando calha ou quando a ocasião justifica, estou aqui ou estou ali, e sou sempre toda eu, sem disfarce ou polimento. Não peço muito em troca. Não exijo disponibilidade desmedida, ouvidos sempre atentos ou braços sempre abertos, preciso de pouco, para não dizer de quase nada, poderia soar menos bem. A única coisa que lhes exijo é respeito por mim, e também pelos meus silêncios. A insistência à minha parca comunicação, é certo e sabido, vem sempre acrescida da devida justificação: preocupação, interesse, conhecimento pela minha veia mais reservada, tudo boas intenções. Não condeno, sinto-me honrada, agradeço até o cuidado extremo e dedicado. Porém guardo para mim o direito ao que é meu. Peçam-me tudo, ou perto disso. Não nego disponibilidade, interesse, partilha na festa ou na desilusão. Jamais fujo de um desgosto, nunca viro costas a uma ambição defraudada, não desleixo uma comemoração ou abandono uma confissão. Mas não me tentem arrancar palavras. Isso é que não. 

6 comentários:

  1. Percebo-a perfeitamente, CF! Mas ser amigo é também respeitar os silêncios alheios, digo eu.
    E ao ver este seu post, mesmo antes de o ler, não pude deixar de sorrir. Porque também eu tinha acabado de escrever sobre a amizade, embora num sentido diverso (ou talvez não... Afinal na amizade cabe quase tudo!)
    Sintonias... ;)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respeitar os silêncios alheios é uma tarefa árdua Isabel. Mas muito necessária...

      Um beijinho para si. :)

      Eliminar
    2. Respeitar os silêncios alheios é exactamente o que pedes para ti, CF: «Mas não me tentem arrancar palavras. Isso é que não.»
      Imprescindível.

      Eliminar
    3. A vida está cheia de imprescindíveis difíceis de concretizar. Que não deixam de ser imprescindíveis, necessários, mas também isso mesmo, difíceis...

      Eliminar
  2. Adorei. A amizade a sério tem de respeitar os silêncios, é essencial. Silêncio ou espaço, físico e psicológico, essa liberdade e intimidade também são minhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São fundamentais... Outra coisa não é amizade, será eventualmente invasão... Beijinho Fátima :)

      Eliminar