© Paulo Abreu e Lima

domingo, 18 de janeiro de 2015

Mitos urbanos (I)


[Esta série pretende elucidar os nossos leitores sobre a veracidade de alguns factos tidos por verdadeiros – os chamados mitos urbanos (ditos na urbe mas não se confinando a ela)]

Já ouviram falar que a melhor forma de conservar o gás do espumante de uma garrafa encetada é introduzir no seu gargalo uma colher de metal virada ao contrário. Nada mais falso. Duvidam? Se são teimosos e estiverem dispostos a gastar uns euros, experimentem abrir duas do mesmo espumante, retirar algum líquido de ambas (se for bom, bebam) e numa introduzir uma colherzinha de chá e na outra não fazer nada. Depois, reservem num local onde saibam que ninguém lhes tocará. Passados um ou dois dias testem a quantidade de gás que cada uma ainda conservou e verificarão que é exactamente igual. Mito desfeito. Há alguma forma de conservar intacta a quantidade de gás? Sim, durante 14 dias segundo dizem, mas valerá a pena gastar mais de 400 euros para o efeito…? Bom, se comprou uma Goût de Diamants, com certeza valerá.

16 comentários:

  1. O melhor é beber o champagne todo de uma vez :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade :) mas às vezes abre-se mais do que uma e sobra meia garrafa.

      Eliminar
  2. Uma Goût de Diamants vale sobretudo pela garrafa não pelo conteúdo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino que sim, nunca provei nem virei a provar. Mas pela descrição o valor está na garrafa, sim.

      Eliminar
  3. Um pouco como o Champagne Crystal. Mas esse vale pela garrafa, pelo conteúdo e pelo que com ele celebramos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já celebrei um sucesso profissional com uma Krug, mas penso que também já provei uma Crystal. Concedo que uma boa champagne deverá ser aberta sempre por um motivo comemorativo, mas olhe que gosto muito dos nossos excelentes espumantes ali da Bairrada. Combinam muito bem com leitão e assados.

      Eliminar
  4. Uma série sobre mitos urbanos parece-me uma excelente ideia. :-)
    Deste, sinceramente, nunca tinha ouvido falar. Se calhar porque seja lá do que for, champagne, espumante, vinho, a tendência é em geral "dar cabo dele"...

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olhe que a ressaca da champagne (espumante) é a pior de todas. Dizem que é das bolhinhas, que sobem mais :)

      Eliminar
  5. Paulo nao é desconfiar de si, mas vou ter que fazer a experiencia para comprovar. É que a mim ensinaram que se colocava um garfo. Será que o garfo resulta e a colher nao? :)
    ( embora esteja a brincar, é verdade que já tinha ouvido falar de quem ponha um garfo )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faça, faça, Maria João :)) Com garfo ou colher (eu disse colher porque é mais larga). Mas, olhe, não se preocupe, eu andei anos a meter colheres ou garfos ;)

      (O essencial é deixar a garrafa sossegada e não andar com ela de um lado para o outro)

      Eliminar
  6. Pelos vistos, em Portugal consome-se muito espumante. Onde está a crise?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se se consome, mas por pouco mais de 2 euros consegue comprar uma garrafa num qualquer supermercado.

      Eliminar
  7. Este desconhecia! Quando sobra vinho cá em casa, espumante ou não, coloco uma rolha de plástico, parecida com as de cortiça, e mantenho assim até dar-mos cabo dele. Se funciona, não posso precisar bem, porque não dura mais que 2 dias o dito por beber :)).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No caso do vinho faz muito bem, caso contrário oxida e avinagra. No do espumante, é relativamente indiferente, haja quem beba :)

      Eliminar
  8. 400 euros?? Está tudo louco!!! Uma bomba de vácuo, com duas rolhas, custa 11€ num hipermercado e serve bem (digo eu)... Mas quem demora 14 dias para beber uma garrafa de vinho, ou sequer de champagne? Eu cá, só por causa das cócegas, não deixo nada na garrafa, que não sou de desperdícios! :D Modernices! ☺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem tirar nem pôr, ou como neste caso, tirando tudo da garrafa :))

      Eliminar