© Paulo Abreu e Lima

sábado, 4 de abril de 2015

inventários

Descubro sempre factos sobre o realizador de um filme quando lhe escrutino a história do inicio até ao fim, tal e qual como sei sempre coisas da vida um escritor de um livro, quando o leio. Engane-se quem julga que quem sabe muito da humanidade se aninha em bibliotecas como ratinho dias e dias a fio, estuda compêndios inteiros e decora enciclopédias, trauteia teorias e declama versos, epopeias, contos e obras inteiras. Quem sabe muito da humanidade, vê-se a léguas de distância, já a viveu. Percebe-se pela forma como fala, pela propriedade com que narra os episódios, pelo desconforto com que que disseca o cérebro de uma senhora, pelo à vontade com que veste a pele de um playboy. Lê-se na intensidade das frases com que define o amor, na raiva com que renega a humanidade, na fome com que escrevinha a vontade, na calma com relata uma noite de sono, ininterrupta, de dormir a acordar. Gosto muito quando por uma coincidência encontro num filme uma leitura quase perfeita do que uma mulher pode ser, aos olhos de um homem comum. Significa que o homem soube ler sem medo o que encontrou, não foi além do que viu, escutou horas a fio e não fugiu com medo. Um bárbaro, sem dúvida. Um Senhor, por outro lado. Um perfeito crente, nestas coisas da sapiência encontrada directamente na fonte, sem interlúdios menores de apropriação inventariada. 

(Não abusem, não desincentivo a leitura. Só aprecio, e muito, quem consegue ver para além dela.)

4 comentários:

  1. Tenho, confesso, uma absoluta inaptidão para me escrever. Daí o gostar de ler-lhe.
    A escrita pode ser uma absoluta invenção. Como aliás...toda a realidade. Para saber de humanidade é preciso despir-se dela.
    Cumps
    G.S.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para saber da realidade é preciso ainda não ter medo dela. Quanto mais trabalho com a humanidade mais percebo o quanto assustador pode ser o nosso interior. é muitas vezes tocar e fugir...

      Cumprimentos para si.

      Eliminar
  2. Talvez o conjunto de ambos? :)

    Boa tarde. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso Maria, será por aí... :) Mas sempre tentando misturar o nosso eu, mesmo quando só lemos...

      Eliminar